Prefeitura e Toyota distribuem 400 mudas de árvores para população

Entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (23) na Praça do Coreto; espécies eram as mais variadas: pitanga, amora, acerola, uvaia, oitia, palmeira, ipê amarelo, roxo, branco, dentre outras

Fechando as celebrações da Semana da Árvore, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com a empresa Toyota Empilhadeiras, distribuiu cerca de 400 mudas à população. A ação aconteceu em uma tenda instalada na Praça do Coreto, no Centro.

Quem passava pelo local nesta manhã, podia escolher entre as tantas espécies disponíveis: pitanga, amora, acerola, uvaia, oitia, palmeira, ipê amarelo, ipê roxo, ipê branco, pau Brasil, acerola, mini flamboyant, grumixama, roma, cabeludinha, ameixa e quaresmeira.

Junto com as plantas, a secretaria entregou uma cartilha que instruía os moradores com regras para um plantio correto, bem como orientações sobre distâncias permitidas e práticas inadequadas.

Parte das mudas foi doada pela empresa Toyota, e outra parte foi retirada do Viveiro Municipal – que hoje conta com uma área de 3.500 m². No espaço público são produzidas mudas de árvores ornamentais e frutíferas, plantas medicinais, condimentares e aromáticas que são destinadas para doação à população, implantação de paisagismo de áreas públicas, arborização urbana e reflorestamento.

“Nossas ações em prol do Meio Ambiente recebem o apoio da população e empresas parceiras, como a Toyota. As famílias se mobilizam para buscar a sua muda, plantar e cuidar. Isso mostra que nossos moradores são cientes da importância em preservar as árvores para a qualidade de vida e saúde de todos”, enfatizou a secretária Tamiris Artuzi.

PLANTIO CORRETO

1-Obedeça critérios técnicos com relação a escolha da espécie a ser plantada. Adquira muda sadia com 1 a 2,00 metros de altura e bem formada.

2-Abra uma cova de 80 x 80cm, com uma profundidade 60 a 80cm. O centro da cova deverá ficar 0,50cm da guia da calçada. Prepare a terra retirada da cova com 20 litros de esterco, 1Kg de calcário e 500 gramas de adubo (superfosfato simples ou fórmula 4-14-80).

3-Plante a muda no centro da cova, retirando-a da embalagem com cuidado e apenas no momento do plantio. Feche a cova com terra preparada, e com os pés fixe a muda bem firme na cova. O colo da muda deve ficar no nível da superfície do solo.

4-Ao lado da muda na parte interna da calçada, coloque uma estaca bem firme da altura da planta, que servirá de apoio para o crescimento da muda. Cuidado para não machucar o caule.

5-Mantenha uma área permeável de, no mínimo, 80cm de diâmetro ao redor da muda ou ainda escolha usar calçada drenante.

6-Regue a muda 3 a 4 vezes por semana até que a muda comece a se desenvolver.

7-Fiscalize e cuide bem da árvore para que ela não seja depredada, substitua os amarrios danificados e conduza a copa da árvore a uma altura de pelo menos 2,50m do chão.

Previous Prefeitura realiza audiência pública para prestações de contas da Saúde