Prefeitura investe na revitalização da ATN 020 para impulsionar desenvolvimento rural

Dentre as melhorias realizadas na estrada, localizada no bairro Palmeiras, está a construção de cacimbas, cascalhamento e instalação de redutores de velocidade de águas pluviais

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Agricultura, está dedicada a melhorar ainda mais a qualidade de vida na área rural do município. Destacando a preocupação com o desenvolvimento sustentável, a ATN 020, localizada no bairro Palmeiras, recebeu intervenções significativas que visam promover o escoamento da produção agrícola e garantir a mobilidade segura de veículos e moradores.

A construção de cacimbas, o cascalhamento e a instalação de redutores de velocidade de águas pluviais (chuva) são algumas das medidas adotadas para a recuperação da ATN 020. Com um tráfego intenso, devido ao escoamento da produção agrícola, a estrada se tornou uma prioridade para a pasta da Agricultura neste ano.

Odair Boer, responsável pela Secretaria de Agricultura, destaca a importância dessa intervenção para a comunidade rural. ”Essa ATN apresentava diversos pontos comprometidos que dificultavam a trafegabilidade. Até agora, já recuperamos 2,5 km, mas ainda há mais trabalho a ser feito. A recuperação está sendo realizada com recursos próprios da Prefeitura, evidenciando nosso compromisso com a área rural”, pontuou.

O diferencial da intervenção para a recuperação da ATN 020 é a implantação de técnicas de conservação do solo e da água, com as cacimbas e redutores, auxiliando no escoamento da produção agrícola e valorizando as propriedades rurais.

Odair Boer ressalta a importância dos proprietários lindeiros manterem o controle das águas que saem de suas propriedades, de maneira que estas não sejam canalizadas para a estrada, pois causa erosão perdendo-se todo o trabalho feito.

“Se os proprietários mantiverem o controle das águas e também zelarem pela poda das cercas vivas, certamente o que estamos realizando ali vai durar bastante tempo”, disse, além de ressaltar a parceria da Prefeitura: “O prefeito Lucas Sia (PSD) tem sido um grande defensor do agronegócio, e sempre está apoiando todas as medidas para melhoria das estradas rurais”.

MULTAS

Conforme estabelecido pela Lei (3.158 de 13 de dezembro de 2013), a construção de aterros ou qualquer outra ação que dificulte o escoamento normal de águas pluviais nas estradas rurais pode resultar na aplicação de multas aos proprietários envolvidos. Essa medida busca garantir a preservação das vias rurais e o bem-estar de toda a comunidade.

Previous Saean investe em condições de trabalho e faz entrega de novas motos