Roda de Conversa reúne dezenas de idosos e resgata história

Encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (08) e celebrou os 73 anos do município

Artur Nogueira sediou, na manhã desta sexta-feira (08), a Roda de Conversa “Resgatando a História do Município”. O encontro contou com um delicioso café da manhã e com a participação de dezenas de idosos atendidos pelo programa “Tempo Feliz”, que retomaram suas atividades após as mesmas serem paralisadas devido à pandemia.

Organizado pela Prefeitura, o evento integrou as celebrações dos 73 anos de Artur Nogueira. A roda reuniu relatos sobre os acontecimentos que marcaram o passado da cidade, bem como momentos que contribuíram para o desenvolvimento do município. Idosos do Grupo Vida Nova e da Associação de Idosos Desamparados (Aidan) participaram como convidados.

O prefeito Lucas Sia prestigiou o evento e enalteceu a iniciativa. “Um dos objetivos da nossa gestão é acolher cada vez mais os idosos e proporcionar uma melhor qualidade de vida a eles. Além da homenagem, chamamos atenção da população para a grande importância do respeito ao idoso, que é o mínimo que podemos fazer por estas pessoas que ajudaram a construir e cuidar de nossa cidade”, disse o chefe do Executivo.

O evento contou ainda com a presença do padre Lázaro Gabriel Lourenço, que rezou o Pai Nosso e estendeu uma benção para a programação; da primeira-dama Simone Sia; do secretário Amarildo Boer; das coordenadoras do projeto “Tempo Feliz” Evalda Maria Santiago Pereira e Tereza de Fátima Elero Fernandes; do presidente do Grupo Vida Nova Aparecido Ribeiro; além da equipe da assistência social.

“Além de celebrar os 73 anos de Artur Nogueira, a Roda de Conversa teve o objetivo de valorizar nossos idosos, resgatar e registrar histórias dessa parcela da população nogueirense e, consequentemente, da cidade. A terceira idade é valiosa e tem importantes lições a serem compartilhadas”, frisou o secretário Amarildo Boer.

Ao final da Rode de Conversa, os idosos cantaram parabéns para a cidade e, em seguida, cortaram um bolo de aniversário. O encontro aconteceu na sede do grupo Vida Nova, localizado na Avenida Dr. Fernando Arens, Nº 1.435, no Centro.

PROGRAMA TEMPO FELIZ

O projeto Tempo Feliz foi criado há mais de 10 anos e desenvolve ações com cerca 30 idosos acima de 60 anos e que se encontram em vulnerabilidade social. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar elevação de autoestima, desenvolvimento motor, sociabilidade, autonomia e protagonismo – contribuindo assim, para um processo de envelhecimento saudável e ativo.

As ações são desenvolvidas pela secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e são coordenadas pela educadora Evalda Maria Santiago Pereira, e pela assistente social Tereza de Fátima Elero Fernandes.

Dentre os serviços oferecidos pelo programa estão atividades manuais, atividades físicas e nutricionais, passeios e promoção da cidadania. Os idosos são encaminhados pelos serviços do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

São atendidos pelos programas idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC); idosos de famílias beneficiárias de Programas de Transferência de Renda; e idosos com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio  familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.

Previous Escritor inicia produção de livros sobre história de Artur Nogueira