Após mudança no calendário nacional, Saúde inicia vacinação contra HPV em dose única

Público-alvo são meninos e meninas de 9 a 14 anos; imunizante está disponível nas oito salas de vacina do município

Após a mudança do calendário nacional de vacinação, Artur Nogueira passou a seguir o esquema de dose única para a vacina contra o HPV – um dos vírus responsáveis pelo câncer de colo de útero e outras complicações. A medida segue orientação do Ministério da Saúde.

Antes, eram necessárias duas doses, com um intervalo de 6 meses entre elas, para completar o esquema vacinal. A Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde (VISA), ressalta que o principal objetivo da mudança é aumentar a adesão à vacinação e ampliar a cobertura vacinal.

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo continua sendo meninas e meninos de 9 a 14 anos, com intuito de protegê-los antes da exposição ao vírus. Além disso, o grupo prioritário também inclui pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, podendo receber a vacina até os 45 anos.

“Jovens de até 19 anos, que ainda não se vacinaram contra o HPV durante o período recomendado, também podem receber a dose única”, ressalta a responsável técnica pela equipe de enfermagem, Milena Sia Perin.

OITO SALAS DE VACINA

As doses estão disponíveis nas oito salas de vacina do município: USF Blumenau, USF Sacilotto, USF Coração Criança, USF São Vicente, Espaço Mãe e Filho, UBS Terezinha Vicensotti, USF Bom Jardim e USF Lago.

Previous Prefeitura promove audiência pública para apresentar projeto LDO 2025